História dos Bairros: Colônia Antônio Aleixo

A Colônia Antônio Aleixo teve sua origem na década de 1930, durante o governo de Getúlio Vargas. Nesse período, 16 pavilhões de madeiras nobres foram construídos no local para abrigar os nordestinos, chamados de "soldados da borracha", liderados pelo comandante Antônio Guedes Brandão, com o objetivo de reativar os seringais da Amazônia.
Após a partida dos nordestinos, o local ficou abandonado e posteriormente ocupado por portadores de hanseníase devido ao isolamento e ao difícil acesso à cidade. Na década de 1940, o médico Antônio Aleixo foi convidado para iniciar um trabalho pioneiro num leprosário nos pavilhões abandonados, dando início ao tratamento inovador para os pacientes. Inicialmente com apenas seis pacientes, a Colônia Antônio Aleixo recebeu, por volta de 1942, os doentes que eram tratados no antigo leprosário de Paricatuba. O local ganhou o nome de seu fundador e patrono, Antônio Aleixo. Apesar das condições iniciais e do estigma da lepra, o tratamento inovador, impulsionado por novos medicamentos, proporcionou uma maior sobrevida aos portadores da enfermidade. Ao longo do tempo, a Colônia começou a abrigar também os parentes dos doentes, integrando-os à comunidade. Apesar do isolamento inicial e do estigma, a história da Colônia Antônio Aleixo destaca-se pela evolução do tratamento e pela integração gradual dos moradores. Hoje ela é composta de sete comunidades e está em amplo crescimento e modernização recebendo projetos habitacionais e cada vez mais se integrando à cidade de Manaus.

Comentários